Infiltração no quadril
A infiltração no quadril é um procedimento médico minimamente invasivo, utilizado para aliviar a dor na articulação e ao redor da articulação e melhorar a função articular.
Dividimos o quadril em estruturas intra-articulares (dentro da articulação) e extra-articulares (fora ou ao redor da articulação).
A infiltração pode ser realizada dentro (intra-articular) e/ou ao redor (extra-articular) da articulação.
Esse procedimento é particularmente indicado para pacientes que sofrem de condições como artrose leve a moderada do quadril, bursite ou inflamação aguda ou crônica de tendões ao redor do quadril que causam desconforto significativo e que não melhoram com os tratamentos convencionais (medicamentos via oral e fisioterapia)
O que é a infiltração intra-articular?
A técnica consiste na aplicação de medicamentos diretamente na articulação, guiado por ultrassonografia (USG), utilizando substâncias como corticosteroides (para reduzir a inflamação) ou ácido hialurônico (para lubrificar, amortecer a articulação e auxiliar a restaurar as propriedades do líquido sinovial e também reduzir a inflamação).
O procedimento é realizado respeitando condições estéreis e em ambiente controlado.
Indicações
-
osteoartrite: reduz a inflamação, alivia a dor e pode promover algum ganho de mobilidade.
-
O que é a infiltração extra-articular?
A técnica consiste na aplicação de medicamentos ao redor da articulação, guiado por ultrassonografia (USG), utilizando substâncias como corticosteroides (para reduzir a inflamação), anestésicos (para promover alívio da dor) e/ou antiinflamatórios (para reduzir a inflamação)
-
bursite: reduz a inflamação na bursa do quadril e alivia a dor local.
-
lesões agudas ou crônicas nos tendões ou músculos ao redor do quadril: ajuda a controlar a inflamação e dores intensas e limitantes.
Outra importante e útil indicação é no caso de dúvida diagnóstica quando o paciente apresenta lesão em outras regiões como por exemplo na coluna lombar e o exame de imagem e exame físico não são capazes de identificar com clareza se a dor tem origem no quadril ou na coluna lombar. Neste caso aplicamos um anestésico no quadril ou na coluna lombar e avaliamos se houve melhora nos sintomas. Definimos esta conduta como teste terapêutico.
Benefícios
-
o procedimento é guiado por imagem de ultrassonografia (USG), o que permite precisão na execução.
-
uma abordagem minimamente invasiva, reduzindo a necessidade imediata de intervenções mais invasivas.
Procedimento
O paciente geralmente permanece acordado durante o procedimento.
É realizado limpeza no local da aplicação com produtos estéreis. A equipe (cirurgião especialista em quadril e enfermeira) utilizam materiais estéreis. Após a localização do ponto exato para a infiltração (guiado por USG) um anestésico local com agulha muito fina é aplicado na pele para minimizar o incômodo da aplicação mais profunda. E como já dito, a inserção da agulha para o procedimento é guiada por métodos de imagem para garantir precisão.
Possíveis efeitos colaterais
As reações adversas são raras, porém alguns efeitos como vermelhidão, aumento temporário da dor ou reações alérgicas podem ocorrer, variando de acordo com cada organismo. Há de se ressaltar que há um protocolo de conduta após o procedimento que dá suporte nesses casos.
Considerações finais
A infiltração no quadril pode ser uma alternativa eficaz para tratar questões articulares e extra-articulares dolorosas, mas deve ser avaliado por um médico especialista a indicação correta para este procedimento.
Dúvidas ou maiores informações entre em contato.